ANIVERSÁRIO DE 32 ANOS DO IBEC - CHACON - PRESIDENTE DA AFEA, REPRESENTA MARCOS TÚLIO, PRESIDENTE DO CONFEA

 

 

 

O IBEC, em seu aniversário de 32 anos, comemora o Dia do Engenheiro de Custos e homenageia os destaques da Engenharia de Custos e Engenharia Nacional
 

 

Na última quarta feira, dia 26 de maio, o IBEC – Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos comemorou, no auditório do Clube de Engenharia, seus trinta e dois anos de atividades promovendo as técnicas e tecnologias da Engenharia de Custos no país, como também o Dia do Engenheiro de Custos, de acordo com a Lei Estadual de número 4.905/2006, outorgadas pelos Deputados Luiz Paulo Corrêa da Rocha e Paulo Ramos, homenageados no evento.


A solenidade contou com a presença de autoridades da Engenharia, entre eles os “Engenheiros de Custos do Ano”, título dado aos profissionais que se destacaram durante o ano de 2009, Eng.º Jeferson Faria Vianna, Eng.º Jorge Willian Ferreira da Teixeira e Arqº. Nelson Castello Branco Rodrigues.


O título “Empresa Destaque em Engenharia de Custos 2010” foi concedido às empresas Carioca Christiani Nielsen Engenharia, representada pela Eng.ª Luciana Barbosa Santos Reis, e Galvão Engenharia, representada pelo Eng. Guilherme Rossetti, pela habilidade que ambas desempenharam na aplicação da ciência de custos.


Entre outras autoridades compuseram a mesa, o presidente do IBEC, Eng. Mestre Paulo Roberto Vilela Dias, o vice-presidente do Clube de Engenharia, Manoel Lapa que representou o presidente Francis Bogossian, os Deputados Estaduais Luiz Paulo Corrêa da Rocha e Paulo Ramos, e os presidentes, também homenageados, representando o CONFEA, o presidente da AFEA, eng. José Chacon de Assis, o eng. Agostinho Guerreiro, presidente do CREA RJ, eng. Francisco Machado da Silva, presidente do CREA DF, eng. Tarciso Bassan, presidente do CREA MT, arq.  Duaia Vargas da Silveira, presidente da ABEA e diretora da FEBRAE,o prof. Dr. José Leônidas Olinquevitch, presidente do INPG, eng.ª Carmen Lúcia Petraglia, presidente da SEAERJ, o diretor da Mútua-RJ, eng. Eduardo Konig e  o diretor da FUP, Joacir Pedro. O Instituto foi ainda representado por seu vice-presidente executivo, eng. Fernando José da Rocha Camargo, entre presidentes e diretores dos IBEC’s Regionais.


O professor Marílio Santos Fonseca, presidente do Conselho de Ex-Presidentes do IBEC, foi especialmente homenageado pelos relevantes serviços prestados ao Instituto e à Engenharia de Custos Nacional, bem como, a presidente do IBEC Aracaju, eng.ª Rúbia Moisinho.


Foram homenageados, ainda, como professores destaques Adriana Roxo Nunes de Oliveira e Antero Jorge Parahyba; o eng. Jaques Sherique,diretor do Clube de Engenharia, eng. Adolfo Hanhoester - representado por Arthur Éden Maurito -, eng. Roberto de Barros Couto (sócio-fundador), eng. Terezinha Maria Picanço Shanuel e eng. Irene Yumiko Hayashi, pela relevante contribuição à ciência de custos nacional. Os deputados Altineu Cortes e Alessandro Molon também foram homenageados e representados por seus assessores.


O IBEC acredita que a valorização desses profissionais é uma satisfação e agrega, de diversas formas, benefícios no desenvolvimento da ciência de custos e na busca de maior e merecido reconhecimento na área.



Preço Socialmente Justo, uma exigência da sociedade


Em discurso, o presidente Paulo Roberto Vilela Dias, lança a campanha “Preço Socialmente Justo”, onde acredita que “a distribuição adequada do preço gera ganhos para todos os envolvidos no empreendimento, especialmente os profissionais, pois necessitam ter sua situação regularizada e seus rendimentos diretos e indiretos cobertos pelo contrato”.