COMEMORAÇÃO EM HOMENAGEM AO DIA DO ENGENHEIRO DE CUSTOS

 

 

O Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (IBEC) comemorou na última terça-feira, dia 22, seu aniversário de 34 anos e o Dia do Engenheiro de Custos em evento promovido no Clube de Engenharia, no Centro do Rio. A solenidade, que teve início às 20h, foi aberta por seu Presidente Nacional, Engenheiro Paulo Roberto Dias, e reuniu autoridades públicas e profissionais que se destacaram no ramo da Engenharia de Custos, contribuindo para a promoção e aplicação desta ciência no País, e outros profissionais que se destacaram no ano de 2012.

 

Três importantes prêmios foram entregues durante a cerimônia: “Engenheiro de Custos do Ano”, “Personalidade do Ano” e “Empresa Destaque em Engenharia de Custos 2012”. O primeiro foi concedido aos engenheiros Ícaro Moreno Júnior, presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (EMOP), e Sérgio Arantes, Gerente de Engenharia de Custos e Estimativa de Prazos da Petrobras.

 

“Foi uma grande honra receber esse título. Vejo como uma coroação pelo esforço que se tem feito para instituir a nova norma de Estimativa de Custo junto ao IBEC e à ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e pelo trabalho já realizado na Petrobras”, declara Arantes.

 

A “Personalidade do Ano” foi o presidente da Companhia Estadual de Água e Esgoto (CEDAE), Wagner Victer, que recebeu a medalha Miguel Stabile.

“Sinto como um reconhecimento não só pelo meu trabalho, mas de toda a equipe da CEDAE que trabalha com a estimativa de custos”, destacou.

 

Já o prêmio de “Empresa Destaque” foi entregue à Geomecânica S/A Engenharia, homenageada na pessoa do engenheiro Francis Bogossian, pela sua habilidade na aplicação da ciência de custos. A empresa recebeu a medalha Marílio Fonseca.

 

Na ocasião foram homenageados especialmente os deputados Luiz Paulo Corrêa da Rocha e Paulo Ramos, autores da Lei nº. 4.905/2006, que instituiu o Dia do Engenheiro de Custos, e outros “Destaques do Ano”, entre eles: Deputado Federal por Santa Catarina Edinho Bez; eng. Aluizio de Barros Fagundes (Presidente do Instituto de Engenharia-SP), no ato representado pela arquiteta Duaia Vargas da Silveira (Presidente da ABEA); Umberto Ballarini (Cavaliere della Repubblica Italiana e presidente da Societá Dante Alighiere); Afonso Dutra Nicácio (ELETRONUCLEAR-RJ); Antônio Amaral Santos Pace (Diretor Técnico da SERVENG-SP); Cezar Benoliel (Presidente Honorário FMEST e Presidente da ALAEST); Eduardo Konig (Presidente da SEAERJ-RJ); Ernani Maurício Bacarat (Secretário de Estado das Cidades de Mato Grosso-MT); Geraldo Senna (Coordenador da MUTUA –RO); Glauber Pinheiro (Presidente da SBEF-DF); José Alcure Neto (Diretor da CONCREMAT-RJ); José Geraldo Lamas Leite (Conselho Universitário da UFF-RJ); José Wellington Costa (Presidente da MUTUA); Marconiedson Cezar Viana (Presidente da AAEZO-RJ); Nunziata Regina Impala de Souza (Gerente de Orçamentos da SERVENG); Odair Santos Jr. (Presidente do Instituto Águas da Terra-MG), e Rogério Soares Bígio (Diretor da AFEA-RJ).

 

Estiveram ainda na solenidade, fazendo parte da mesa solene, Diretoria Nacional do IBEC: José Chacon de Assis, Fernando Paes Leme e Fernando Camargo, bem como de representantes regionais do IBEC em MT, SP, MG, ES, RS, RJ e Brasília e autoridades como o Secretário de Transportes do Estado do Rio de Janeiro, Júlio Lopes, e o ex-ministro das Cidades e presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), Márcio Fortes, também homenageados da noite.

 

 

Sustentabilidade Socioambiental

 

Através de uma parceria inédita com a SBEF – Sociedade Brasileira de Engenheiros Florestais, o evento sagrou-se como o primeiro do IBEC “livre de carbono”. Isto porque todo o carbono emitido, desde os preparativos até a realização do evento e o transporte dos participantes e convidados foi calculado pelo SBEF e neutralizado através do plantio de árvores da Mata Atlântica.

“Fizemos um balanço das atividades necessárias à realização do evento, que vai desde os gastos com energia elétrica, papel e combustível utilizado no transporte dos convidados, e chegamos ao valor equivalente a 1,3 tonelada de CO2 emitida na atmosfera, com uma margem de erro de 30%. Para absorver esse volume seria necessário o plantio de nove árvores, mas foram plantadas 36 árvores numa propriedade particular próxima ao Morro Dois Irmãos, em Jacarepaguá. A ação foi feita com o apoio do projeto Mutirão Reflorestamento que ficará responsável pela manutenção, por dois anos, do plantio”, explica o engenheiro da SBEF, Glauber Pinheiro, que também foi agraciado com uma comenda.

 

O presidente do IBEC, Paulo Roberto Vilela Dias, frisou a importância da iniciativa e informou que ela vai continuar, assumindo o compromisso de que o mesmo procedimento (sequestro de carbono) será adotado em todos os eventos realizados pelo IBEC:

“É importante que todos façam a sua parte para a preservação da biodiversidade do planeta, a qualidade de vida das futuras gerações e colocando em suas agendas a preocupação com a sustentabilidade socioambiental”, pontuou.

 

Paulo Dias enfatizou ainda a importância das ações de RESPONSABILIDADE SOCIAL do Instituto, que disponibilizou 150 cestas básicas e a importância de R$ 2 mil para entidades filantrópicas na ocasião. Nesse contexto, o engenheiro citou ainda o lançamento do PROTEC – Programa de Empregabilidade para Técnicos em Engenharia de Custos, iniciado em 2011 na cidade de Vitória/ES, que recebeu 120 alunos, e no Rio de Janeiro, no último sábado, dia 19, com 64 estudantes presentes.

 

O PROTEC é um programa social que visa levar a ciência da Engenharia de Custos a jovens estudantes do ensino técnico, agregando, assim, conhecimento na formação desses profissionais, criando novos gestores desta ciência e propiciando maior chance de empregabilidade neste setor em expansão.

 

 

Festa Brasil-Itália

 

Em homenagem à parceria firmada com o Cavalieri della Reppublica Italianna e presidente da Societá Dante Alighieri, Umberto Ballarini, a temática da festa, que continuou após a cerimônia de premiação da noite, foi Brasil-Itália. Bufê e decoração tiveram pratos típicos da Itália e as cores das bandeiras de ambos os países, respectivamente. A música também foi italiana, bem como os trajes das hostesses.

 

O convênio foi assinado, em fevereiro, na Câmara dos Vereadores de Belo Horizonte como continuidade do Protocolo de Intenções – Construção de Arranjo Interinstitucional e Multiorganizacional para Manifestação de Apoio à Parceria Estratégica entre a República Federativa do Brasil e a República Italiana firmada pelo Presidente do Brasil e Pelo Presidente da Itália na Cúpula de Washington, EUA, em 12 de Abril de 2010, e à Celebração do Ano da Itália no Brasil.

 

 

Convênio com o Estado de MT

 

Foi assinado, ainda durante o evento, o contrato entre o IBEC e o Governo do Mato Grosso, representado pelo Secretário de Estado das Cidades do Mato Grosso, Ernandy Maurício Bacarat Arruda, que visa a elaboração e implantação da Central de Preços Unitários de Serviços para Obras Públicas naquele Estado.

 

 

Comenda e Fórum

 

A comenda que seria entregue ao Deputado Federal Edinho Bez, autor do projeto de lei que cria o Dia Nacional do Engenheiro de Custos, que não pôde comparecer ao evento, será entregue no dia 9 de julho durante o I Fórum Brasileiro de Custos de Obras Públicas, em Florianópolis (SC).

 

O Fórum percorre, desde 2011, todo o País em Sessões Regionais, já passou por Cuiabá, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Brasília e Fortaleza, para discutir e aprimorar uma proposta de “Orientação Técnica” elaborada pelo IBEC que alinhe as divergências atuais associadas à orçamentação de obras e projetos públicos. O Fórum será encerrado com a Sessão Nacional que vai ocorrer no dia 3 de agosto, em São Paulo.

 

#

IBEC – Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos

Rua Sete de Setembro, 43 - 13º andar (cobertura) - Centro - Rio de Janeiro / RJ

Telefone: (21) 2221-6731

Celular: (21) 9930-5325

e-mails: comunicacao@ibec.org.br / riodejaneiro@ibec.org.br / ibec@ibec.org.br