25 ENTIDADES DE PROFISSIONAIS DA ÁREA TECNOLÓGICA PRESENTES A REUNIÃO DA DIRETORIA AMPLIADA DA FAEARJ DE 02 DE JULHO DE 2011

 

 

Com a presença de representações de 25 entidades de PROFISSIONAIS DA ÁREA TECNOLÓGICA (municipais/regionais, estaduais e nacionais) a diretoria da FAEARJ – Federação das Associações de Engenheiros  Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro, realizou reunião com o objetivo de discutir o Sistema CONFEA CREAS, o CAU e definir linhas básicas de organização para o 6º ENCEA RJ – ENCONTRO DE ASSOCIAÇÕES DE ENGENHEIROS E ARQUITETOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

A Abertura da Reunião, foi realizada com mesa composta por: Eng. José Chacon de Assis, presidente da FAEARJ, Eng. José Tadeu da Silva, presidente do CREA SP, Eng. Francisco Machado, presidente do CREA DF, Arquiteta Duaia Vargas da Silveira, presidente da ABEA, e pelos diretores da FAEARJ, Eng. Sergio Ramos, Eng. Luiz Rodrigues Freire e pelo Arq. Vicente de Paula Alvarenga rodrigues.  

A seguir foi composto o Painel sobre o SISTEMA CONFEA CREAS com Eng. José Tadeu da Silva e com o Eng. Francisco Machado, que foi mediado pelo Eng. José Chacon de Assis.

Logo após, foi formado o Painel sobre o CAU, mediado pelo diretor da FAEARJ e Inspetor do CREA RJ em Itaboraí, Arq. Vicente de Paula Alvarenga  Rodrigues e composto pelos arquitetos: Augusto Cesar de Farias Alves, Conselheiro do IAB-RJ e integrante de seu Núcleo Leste Fluminense, Canagé Vilhena, Denise Travassos, Paulo Saad, Diretor do SARJ, Marta Regina Ribeiro Costa, Diretora da AAEZO, Duaia Vargas da Silveira, Presidente da ABEA.

Por último foi constituída a Mesa de Trabalhos sobre a FAEARJ e sobre a organização do 6º ENCEA RJ composta diretoria da entidade: José Chacon de Assis (Pres. Da FAEARJ e da AFEA), Glauber Pinheiro (diretor da FAEARJ e Pres. Da SBEF), Sergio Ramos (diretor da FAEARJ e Pres. Da ASSENART), Vicente de Paula Alvarenga Rodrigues (Inspetor do CREA RJ em Itaboraí e Pres. da APENARQUI)  e pelo convidado especial da FAEARJ o Engenheiro Carlos Prestes Cardoso, ex-presidente da AFEA, do CREA RJ e da ABENC.

Após a palestra: HISTÓRIA DA FAEARJ, proferida por José Chacon de Assis, foram aprovadas as linhas básicas do REGIMENTO INTERNO DO 6º ENCEA RJ, QUE SERÁ PROMOVIDO EM JUNHO DE 2012 e discutida e aprovada a CARTA DE ITACOATIARA, que se encontra em anexo. O presidente da FAEARJ e também da AFEA – ASSOCIAÇÃO FLUMINENSE DE ENGENHEIROS E ARQUITETOS ao final, convidou a todos para a POSSE DA NOVA DIRETORIA DA AFEA, que vai ocorrer em 30 de julho de 2011 – sábado – as 20 horas, na sede social da AFEA: Rua das Rosa 24 – Itacoatiara – Niterói.

Os trabalhos foram encerrados com almoço oferecido pela FAEARJ a todos os que participaram do evento.

ENTIDADES PRESENTES:

MUNICIPAIS: AFEA  (NITERÓI), AGEA  (S. GONÇALO), ADAE (DUQUE DE CAXIAS), AAEZO (ZONA OESTE RIO), IAB  - NÚCLEO LESTE METROPOLITANO, APENARQUI  (ITABORAÍ), AEVR (VOLTA REDONDA), APEAT (TEREZÓPOLIS), ASSEA (TRÊS RIOS), AEEFL (ESTR. DE FERRO LEOPOLDINA),  AAEP (PARATY), ASSENART CANTAGALO), INSPETORIA DO CREA RJ – ITABORAÍ,  INSPETORIA DO CREA RJ – NITERÓI.

ENTIDADES ESTADUAIS:  IBEC RJ, ABEE RJ, APEFERJ, SARJ, SINFAFERJ.

ENTIDADES NACIONAIS/INTERNACIONAIS: IBEC NACIONAL, SBEF, ABEA, FEBRAE,  ALAEST, CEC.

OUTRAS ENTIDADES: JORNAL HORA CERTA, IEA (INST. EVENTOS AMBIENTAIS), WEBMARKETING, AQSER, ASPRO (PROC. RIO DAS  OSTRAS).

 

CARTA DE ITACOATIARA

 Os profissionais do Sistema CONFEA CREAS, representantes de 25 entidades da Engenharia da Arquitetura e da Agronomia de todo o Estado do Rio de Janeiro, estiveram presentes à Reunião da Diretoria da FAEARJ Ampliada, realizada na  sede Praiana da AFEA, em Itacoatiara, Niterói, no dia 02 de julho de 2011 para organizar o  6º ENCEA RJ – Encontro das Associações  de Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro e analisar a situação  do País e do próprio Sistema CONFEA CREAS no momento em que se divide com a criação do CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo e no contexto em que a economia aquecida mantém o mercado de trabalho  em situação de pleno emprego.

As entidades da FAEARJ, que integram engenheiros e arquitetos e assim pretendem permanecer, tem uma liberdade de atuação que os Sistemas de Fiscalização Profissional não tem, são entidades da Sociedade Civil Organizada. Uma grande malha que tem como finalidades a defesa dos profissionais, a valorização profissional e a opção pela sustentabilidade socioambiental. Estas Associações e entidades em geral pretendem estar representadas nos dois Conselhos profissionais que jurisdicionam seus representados e propõem que os arquitetos e urbanistas votem nas próximas eleições para o Sistema CONFEA CREAS, de 8 de novembro de 2011.

Infelizmente, constatamos a redução progressiva do número de entidades em atividade, devido a falta de apoio imposta pelo Sistema CONFEA CREA-RJ nos últimos anos, principalmente no que se refere a crescentes dificuldades no repasse de recursos das ARTs.

O 6º ENCEA RJ, que pretendemos realizar em junho de 2012, 29 anos depois do primeiro, realizado em 1983, terá três vertentes principais: organizar a FAEARJ, discutir a situação em que se encontra o CREA-RJ e o CAU, e fazer propostas para colocá-los como definido precipuamente em suas leis formadoras (principalmente 5.194 e 12378), a serviço da Sociedade e no eixo da Valorização Profissional, bem como  trabalhar a inserção dos profissionais no aprofundamento de questões fundamentais para nosso futuro como nação, como na recente discussão em torno do Código Florestal, em temas relacionados ao Ensino e a Pesquisa, novas energias,  preparar a inserção das profissões da área tecnológica na Rio+20 e, finalmente, pugnar por um  desenvolvimento sustentável com respeito ao meio ambiente e à biodiversidade.

                                    Itacoatiara – Niterói, 02 de julho de 2011 

 

 Clique aqui para ver a galeria de fotos do evento