Histórico

 No dia 25 de novembro de 1953 era fundada a Associação Fluminense de Engenheiros e Arquitetos com características nitidamente pré-sindicais tendo entre os objetivos estatutários a promoção do aperfeiçoamento técnico e cultural dos associados e a defesa e união dos profissionais da engenharia, arquitetura e agronomia, a valorização das profissões, a divulgação do código de ética e colaboração com o CREA. Com o passar dos anos, a AFEA tornou mais abrangente seu campo de atuação, incorporando entre outros princípios, em seu estatuto, a defesa do meio ambiente, do equilíbrio ecológico e do patrimônio histórico e cultural.

 A partir da sécada de 70 (1970), a AFEA fez uma opção pela atuação junto aos Movimentos Sociais e de apoiá-los tecnicamente. Atou junto a FAMNIT, praticamente no momento de sua fundação, mobilizou a sociedade, em torno de questões urbanas, tais como saneamento, lei orgânica, plano diretor e patrimônio histórico (Praça da República) e integrou a Frente em Defesa de Niterói. No plano cultural, fundou e coordenou por muitos anos o AFEARTE - Movimento de Arte da AFEA, que tantos artistas ajudou a revelar em nossa cidade. Apoiou desde a fundação a ANE - Associação Niteroiense de Escritores. Em defesa do meio ambiente esteve em muitas lutas. Realizou, com outras Entidades a Campanha Amar o Mar, que trabalhou fundamentalmente o trinômio: saneamento, denúncia do roubo da areia em itaipuaçu e a proposta de criação do Parque Estadual da Serra da Tiririca. Esteve desde a fundação na Frente em Defesa da Serra da Tiririca integrada por Entidades Ambientalistas de Niterói, São Gonçalo e Maricá. Mais recentemente, esteve na luta em defesa do Campo de São Bento, conseguindo em conjunto com outras Entidades, impedir sua destruição, para "vantagens" de poucos.

A AFEA se alinhou com aqueles que se colocavam contra a liberação de gabaritos para a construção de prédios no bairro de São Francisco. A AFEA tem integrado, há mais de 20 anos o Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural. Integrou a Diretoria do CCOB - CENTRO COMUNITÁRIO DA ORLA DA BAÍA.